Buscar en La ciudad crítica

lunes, 12 de junio de 2017

O Brasil desde a janela do trem. Percepções e distorções dum arqueólogo estrangeiro



Conferencia

Fecha: lunes, 19 de junio de 2017
Hora: de 19:00 a 21:00.
Lugar: auditório do CCO (mezanino da Estação Brás - Praça Agente Cícero, s/nº - São Paulo, Brasil) 
Organiza: CPTM - pMF



Resumen: Esta palestra visa descrever, a grandes rasgos, algumas das mudanças que a ferrovia trouxe para o estado de São Paulo nos âmbitos cultural, social e ambiental. Para tal, o ponto de partida são os rastros físicos da implantação da ferrovia na área metropolitana de São Paulo, que são aproximados desde o olhar particular do arqueólogo. Se propõe, assim, uma outra narrativa, às vezes diferente e às vezes similar da explicação tradicional construída a partir das fontes escritas. 
As percepções e distorções são trabalhadas num duplo sentido. De um lado, a ideia do Brasil atual no imaginário do estrangeiro (o palestrante) e a explicação da construção de alguns dos elementos que integram a(s) cultura(s) brasileira(s) a partir da implantação e desenvolvimento das ferrovias. Do outro lado, as percepções e distorções da comunidade (o público assistente) a respeito da Arqueologia, comumente vinculada com passados remotos e ruínas, e não com realidades do nosso tempo (as ferrovias).
As oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro em Jundiaí são um elemento de grande protagonismo na fala, tanto para explicar como é que a Arqueologia trabalha com os vestígios da ferrovia quanto por refletir a circulação internacional de ideias, pessoas e coisas que explicam em parte o lugar ocupado pelo Brasil num mundo globalizado


No hay comentarios:

Publicar un comentario